Bom esta cada vez mais difícil encontrar tempo para atualizar meu Blog mas como prometi a mim mesma nao vou desistir, mesmo nao tendo muitas visitas para incentivar as poucas que tenho sei que sao especiais!
Tema Identidade
O projeto tem o objetivo de fazer com que a criança de um modo global conheça seu corpo, descubra que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente em que vive. Trabalhar os cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade é de suma importância.
Perfil do grupo:
Crianças de cinco anos de idade, participativas, com grande interesse nas atividades propostas. Estão começando a descobrir o processo de
construção da escrita e da leitura.
Objetivos:
Saber a historia da sua vida
Conhecer a historia e o significado de seu nome
Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca.
Estabelecer relações de família e moradia
Identificar os componentes da família
Conhecer seus antepassados
Identificar os diversos tipos de família
Investigar os valores de cada família
Respeitar e valorizar seu corpo, sua família e todas as diferenç
Conhecer as relações entre o homem e o ambiente em que vive.
Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
Registrar experiências vividas pelo grupo.
Conhecer as partes do corpo e órgãos dos sentidos
Nomear as partes do corpo e órgãos do sentido
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Enriquecer e aumentar o vocabulário
Estimular o raciocínio, imaginação e criatividade
Ler e interpretar imagens
Janelas:
Linguagem oral e escrita;
Matemática;
Movimento;
Música;
Artes visuais;
Natureza e sociedade
Etapas:
1- Organizar as crianças na rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre a evolução das crianças. Mostrar fotos de bebes, crianças, adolescentes, adultos e velhos.
2-. "Bilhões de pessoas vivem no planeta Terra e fazem parte dele. Todas elas são importantes, inclusive você." Desenhe você no quadro.
3-- "Quando nascemos, recebemos nome e sobrenome. Nosso nome geralmente é escolhido por nossos pais. Nosso sobrenome é igual ao de nosso pai, ao de nossa mãe ou ao dos dois?" Responder as perguntas. Depois escrever seu nome completo consultando o crachá.
4- "Hoje é meu aniversário, um dia sem igual! Eu queria que hoje fosse feriado nacional!" Desenhe uma de suas festas de aniversário. Pedir para as crianças trazerem fotos de um aniversário.
5-"Somos diferentes um dos outros. Cada um tem seu jeito de agir e de pensar." Completar o boneco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário